SEJA BEM_VINDO!!!

Olá, à todos que me visitam!!!!
Espero que encontre aki, algo que o encante e que o ajude em suas aulas...
Neste blog, vc encontrará, modelos de atividades, projetos, textos, tudo que vc poderá usar para deixar suas aulas fascinantes...
Entre e fique à vontade...


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Planejando nas férias

Nas férias, passamos alguma parte do tempo, planejando, pensando e separando quais atividades usar, como será seu Portifólio...
E pensando nisso, estarei postando algumas informações que colhi na net pra quem nunca fez, ou ainda tem algumas dúvidas sobre a melhor forma de montar um. Não tenho todos os sites de onde tirei, portanto:"Quem encontrar algo aki postado sem sua autoria, me avise que colocarei!!!"

Afinal, o que é um Portfolio?


A começar pela grafia da palavra, as dúvidas são um fato. Alguns professores, cujas escolas o utilizam há bastante tempo, já realizam bem a tarefa de construir um portfólio, enquanto outros, que nunca o fizeram ou o fazem com dúvidas, realmente podem vir a ter uma idéia confusa do que seja de fato esse tipo de avaliação ou acompanhamento das realizações, feitos e desempenho dos alunos.
Em primeiro lugar, é preciso descartar a idéia de que o Portfólio é a simples reunião dos trabalhos realizados pelos alunos num tempo ou período pré-determinado. Não é isso. Você pode ter uma bela coletânea de trabalhinhos ou tarefas realizadas, organizá-las, colocar uma capa lindíssima e não ter um Portfólio que vá, de fato, refletir a construção e o desempenho dos alunos durante a mesma. Portanto, coletânea de trabalhos não é portfólio, porque não é resultado final, é processo. Não é objetivo final alcançado e sim "como chegamos até aqui". Pode conter não somente trabalhos como anotações, fotos, gráficos, auto-avaliação, textos que nortearam o trabalho etc.
O prazo pode ser indefinido ou especificado pelo professor ou Unidade Escolar. Um portfólio pode ser construído a cada bimestre, a cada semestre ou ao fim de um projeto específico para retratar como o projeto foi construído, que caminhos foram tomados e o resultado das anotações e realizações. Costuma-se organizá-lo de forma cronológica, ou seja, seguindo a seqüência em que cada atividade foi realizada.

A capa costuma ser feita com muito entusiasmo e esmero. Isso não significa utilizar materiais caros, mas sim que ela guardará um importante conteúdo, que refletirá o esforço, o empenho, as realizações de cada um e do grupo no qual está inserido. Alguns professores optam por montar a capa sozinhos, com E.V.A. e tantos outros materiais e pode ser que fique muito bonito. Outros optam por confeccionar com os alunos a capa, utilizando pintura com os dedinhos, recorte e colagem, desenho livre, ilustrações feitas no paint durante as aulas de Informática etc. Para além de ficar bonita, penso que a capa já deve trazer em si algo do conteúdo, como uma forma de dar abertura ao mesmo, deixar índices ou pistas do que virá a seguir. Por exemplo, se você construiu com sua turma um Portfólio Bimestral e a temática do projeto da escola era "O mundo maravilhoso dos contos de fada", ficaria lindo colocar uma cinderela confeccionada pelo professor na abertura, mas confeccionar um castelo com folhas de jornal ou laminado entretecidas ficaria mais lindo ainda, pois demonstraria a construção, teria a "mãozinha" deles. Uma sugestão é construir a capa com uma moldura (jornal, revista, emborrachado) e deixar que cada aluno realize uma pintura dentro do tema utilizando guache livre ou com pincel. É importante que cada artista assine sua obra como o fazem os grandes mestres. Abaixo, um passo a passo retirado do artigo de Cedna Maria, que é apenas uma sugestão de passo a passo e não a única possível:


Este material postado, colhi no blog: "ESPAÇO EDUCAR", neste blog, existem muitas coisas boas!!!! Adoro!!!! Brigadão pelo trabalho Liza!!!!!!!!!

Ah!!! Postarei outras mátérias sobre este assunto, pra que possamos iniciar as aulas a todo vapor...
Bjokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário